segunda-feira, 12 de outubro de 2009

A história de Sadako Sassaki

Depois da destruição de Hiroshima em 1945, surgiram muitas doenças entre os sobreviventes. Uma das vítimas, Sadako Sassaki, com dois anos no dia da explosão, começou a sentir os efeitos da Bomba Atômica aos 12 anos, sendo-lhe diagnóstico Leucemia.

Quando Sadako estava no hospital, um amigo levou-lhe alguns papéis coloridos e dobrou um pássaro (TSURU). Disse-lhe que esse pássaro é sagrado no Japão, que vive mil anos e tem o poder de conceder desejos. E que se uma pessoa dobrar mil Tsurus e fizer o seu pedido a cada um deles, este será atendido.

Sadako começou a dobrar Tsurus e a pedir para se curar, porém a sua doença agravava-se a cada dia.

A menina começou, então, a pedir pela Paz Mundial e dobrou 964 Tsurus até 25 de Outubro de 1955, data em que morreu.

Os seus amigos dobraram os Tsurus restantes a tempo do seu funeral. Mas eles queriam mais, desejavam pedir por todas as crianças que estavam morrendo em conseqüência da explosão da Bomba Atômica.

Os amigos de Sadako formaram um clube e começaram a angariar dinheiro para um monumento.

Contribuíram estudantes de mais de 3000 escolas do Japão e de 9 outros países. Em 5 de Maio de 1958 inauguraram o Monumento da Paz das Crianças, no Parque da Paz de Hiroshima.

Todos os anos no Dia da Paz, seis de Agosto, são enviados Tsurus de papel, provenientes de todo o mundo, para o Parque. As crianças desejam espalhar pelo mundo a mensagem esculpida na base do monumento de Sadako.

Nenhum comentário:

Postar um comentário