quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O Origami no Brasil

O Origami no Brasil

Não se tem informações precisas sobre a época em que o origami surgiu. O origami ganhou vida no Brasil por volta de 1908 pelo nosso pais visinho, a Argentina, que nos passou essas culturas por ter muita influencia com tradições ancestrais.

Quando os japoneses vieram imigrar no Brasil reforçaram ainda mais a cultura do origami e não só isso como também vieram preservar os modos antigos.

Também não à notícias sobre o primeiro origami, mas só si sabe que um dos mais antigos foi o TSURU a ave símbolo do origami.

De acordo com o tempo, a população de amantes da arte de dobrar papel cresceu muito, de 1908 até hoje a quantidade de origamistas e origamis aumentou muito.

No início dos anos 90, houve uma grande quantidade de pessoas, das mais variadas profissões, procurando cursos para combater o estresse. Isto demonstra que o Origami está sendo reconhecido como uma forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

No ano de 2002, uma exposição chamada "A Copa do Mundo do Origami" que envolveu o Consulado Geral do Japão em SP, ofereceu ao público brasileiro a oportunidade de conhecer trabalhos de artistas de vários países. Uma exposição que duraria apenas uma semana foi prorrogada por um mês, devido ao interesse demonstrado pelo público.

Hoje, em quase todos os estados brasileiros, encontramos associações e/ou clubes de pessoas amantes da arte do origami, que organizam eventos de abrangência nacional e internacional.

Em Santa Catarina, meu estado, temos a Associação Nipo-Catarinense que tem laços de cooperação com o Governo do Estado de Santa Catarina, com o Consulado Geral do Japão em Porto Alegre e com organizações catarinenses e japonesas, que além de outras atividades, ensina e divulga a arte do origami.

Nenhum comentário:

Postar um comentário